Mas um dos problemas que encontrei na nova versão é que os processos são executados nas estações e não no servidor. O que pode não ser útil no caso de uso de computadores mais antigos e com menor capacidade de processamento.
Infelizmente desde a versão 20 do Linux Mint e também nas ultimas versões do Ubuntu e na próxima versão do Debian 11 Bullseye somente a versão 2020 do LTSP está disponível.
Então vou mostrar como configurar o LTSP 5 no Linux Mint 20.1 usando pacotes do Ubuntu 18.04 Bionic e as estações usando a versão Debian 10 Buster. Para começar o primeiro passo é aplicar todas as atualização disponíveis até o momento. Para isto execute os comandos:
apt-get update apt-get upgrade apt-get dist-upgradeCom o sistema já atualizado também configure um endereço de IP fixo para o seu servidor. É importante lembrar que qualquer outro servidor DHCP na rede é interessante desativar os mesmos para evitar conflitos na rede.
Eu particularmente não gosto muito da estrutura de DNS fornecida pelo systemd. Por isto vamos desativar este serviço.
systemctl disable systemd-resolved systemctl stop systemd-resolved rm /etc/resolv.conf cat /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf | grep -q "^dns=default" || { sed -i "s|\[main\]|\[main\]\ndns=default|" /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf } systemctl restart NetworkManagerCaso tenho configurado seu IP de rede no arquivo /etc/network/interfaces também vamos configurar manualmente o dns no arquivo /etc/resolv.conf
echo "nameserver 8.8.8.8" > /etc/resolv.confTambém vamos desativar o protocolo IPV6.
echo "net.ipv6.conf.all.disable_ipv6=1" > /etc/sysctl.d/disableipv6.confPara um melhor funcionamento das estações vamos remover o pacote dbus-user-session e instalar o pacote dbus-x11.
apt remove dbus-user-session apt install dbus-x11Agora vamos instalar os pacotes necessários para a instalação do LTSP.
apt-get -y install \ isc-dhcp-server \ tftpd-hpa \ nfs-kernel-server \ nbd-server \ debconf-utils \ debootstrap \ tcpd \ openbsd-inetd \ ldm-serverO passo seguinte é adicionar o repositório do Ubuntu 18.04 para podermos instalar os pacotes LTSP 5 que foram removidos das versões recentes.
echo "deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu bionic main restricted universe multiverse" > /etc/apt/sources.list.d/bionic.listVamos atualizar novamente a informação dos pacotes com o novo repositório.
apt-get updateSe eventualmente tiver o pacote dnsmasq instalado vamos removê-lo.
apt-get remove dnsmasq apt-get -f install apt-get autoremoveAgora podemos instalar os pacotes LTSP.
apt-get -y install \ ltsp-server \ ltsp-server-standalone \ ltspfsSe chegou até aqui sem erros finalmente então vamos proceder a configuração do LTSP. Eu particularmente prefiro configurar usando a arquitetura i386 que dá suporte a equipamentos mais antigos. Se não for o seu caso experimente também a versão amd64.
Para definir o uso de versão i386 nos terminais vamos editar o arquivo /etc/ltsp/ltsp-build-client.conf com o conteúdo abaixo:
ARCH="i386" #ARCH="amd64" MIRROR="http://deb.debian.org/debian/" DIST="buster"A chave para não ter erros da instalação do LTSP no Mint são a definição do mirror http://deb.debian.org/debian/ feito acima no arquivo /etc/ltsp/ltsp-build-client.conf e também criar um link simbólico na pasta ltsp-build-client. Para isto execute os comandos abaixo.
cd /usr/share/ltsp/plugins/ltsp-build-client ln -sf Debian LinuxmintAgora podemos completar a instalação do Servidor LTSP executando o comando ltsp-build-client.
ltsp-build-client --copy-package-cacheO parâmetro –copy-package-cache é util pois caso tenha um erro na instalação e tenha que fazer novamente os arquivos foram salvos em /var/cache/apt/archives o que evitará que se tenha que baixar os mesmos novamente. Caso tenha executado tudo corretamente a sua instalação deve ter concluído sem erros. Por padrão esta instalação foi feita usando o método NBD. Este modelo tem suas vantagens mas uma desvantagem que me incomoda é que toda vez que alguma modificação for feita para algum terminal editando o arquivo lts.conf uma nova imagem tem que ser gerada, o que pode ser um pouco chato pela demora. Caso prefira trabalhar no formato NFS edite o arquivo /opt/ltsp/i386/etc/ltsp/update-kernels.conf.
sed -i "s|^BOOT_METHODS=\"NBD AOE NFS\"|BOOT_METHODS=\"NFS NBD AOE\"|" /opt/ltsp/i386/usr/share/ltsp/update-kernels chroot /opt/ltsp/i386 /usr/share/ltsp/update-kernels ltsp-update-kernelsCaso tenha optado por configurar usando NFS é necessário configurar o arquivo /etc/exports. Você pode configurar assim:
/opt/ltsp *(ro,no_root_squash,async,no_subtree_check)Ou deixar explicito sua faixa de rede assim como no exemplo. Modifique de acordo com sua faixa de rede.
/opt/ltsp 192.168.0.0/24(ro,no_root_squash,async,no_subtree_check)Depois de modificar o arquivo /etc/exports temos que reiniciar o serviço NFS usando o comando abaixo
/etc/init.d/nfs-kernel-server restartMas nada vai funcionar se não configurarmos o DHCP. Eu prefiro trabalhar com o isc-dhcp-server pra quem usa dnsmasq não vou entrar em detalhes pois nunca implementei nada usando o mesmo. Caso tenha mais de uma placa de rede no seu servidor edite o arquivo /etc/default/isc-dhcp-server como no exemplo abaixo. Nele comentei o uso do protocolo IPV6 e indiquei minha placa de rede em INTERFACESv4. Esta configuração nem sempre é necessária. Mas configurar corretamente não fará nenhum mal.
INTERFACESv4="enp0s3" #INTERFACESv6=""Agora vamos configurar o arquivo /etc/dhcp/dhcpd.conf adicionando ao fim do arquivo a linha abaixo.
include "/etc/ltsp/dhcpd.conf";A instalação já terá criado um arquivo modelo em /etc/ltsp/dhcpd.conf. Mas precisamos editar o mesmo de acordo com sua rede. Veja o exemplo abaixo.
# # Default LTSP dhcpd.conf config file. # authoritative; subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 { range 192.168.0.20 192.168.0.45; option domain-name "edeg.localnet"; option domain-name-servers 192.168.0.1; option broadcast-address 192.168.0.255; option routers 192.168.0.1; next-server 192.168.0.200; # get-lease-hostnames true; option subnet-mask 255.255.255.0; option root-path "/opt/ltsp/i386"; if substring( option vendor-class-identifier, 0, 9 ) = "PXEClient" { filename "/ltsp/i386/pxelinux.0"; } else { filename "/ltsp/i386/nbi.img"; } }Fique atento a linha next-server, ela deve apontar para o endereço IP do seu servidor LTSP Após tudo configurado reinicie o servidor DHCP
/etc/init.d/isc-dhcp-server restartou
service isc-dhcp-server restartAjustes para as estações devem ser feitos em /opt/ltsp/i386/etc/lts.conf. Mas eu gosto de criar um link para /etc/ltsp
cd /etc/ltsp ln -sf /opt/ltsp/i386/etc/lts.conf ./Se tudo deu certo seu servidor LTSP já está funcionando corretamente.
Muito bom! Parabéns pela aula.
Obrigado. Mas faltou terminar.
Post atualizado…
Muito obrigado. Ficou Show…. Consigo fazer rodar com FAT cliente? Eu tenho um rodando com o mint 18 porém, não consegui fazer o mesmo com a versão 5. Esse que o senhor fez, me parece ser o cliente Thin….
Boa tarde meu amigo. Estou com dificuldade na configuração dp LTSP no mint 20.1. Estou precisando instalar a versão FAT. Por acaso vc tem a continuação desse tutorial? Desde já agradeço.
Bom dia.
Realmente este tutorial ficou incompleto. Eu publiquei pra ver como estava ficando e por correria não terminei.
Vou tentar concluir o mesmo nestes próximos dias.
Opa… que bom! Agradeço muito. Parabéns pelo trabalho e iniciativa. Estou precisando criar um ltsp FAT.
Olá.
Obrigado pelo tutorial.
Infelizmente eu tenho o mesmo problema que você. Instale o novo LTSP, mas ele só funciona para clientes mais poderosos. Portanto, não é adequado para thin clients.
Por favor, termine o tutorial.
Saudações e obrigado
Pois é. Publiquei pra ver como estava ficando e esqueci no ar. Vou terminar.
Post atualizado…
MESTRE, SE PUDERES TERMINAR, FICARÍAMOS AGRADECIDOS, POIS TENHO VARIOS CELERONS COM 512 DE MEMÓRIA PARA FAZER O TESTE KKKKK
Post atualizado…
MUITO OBRIGADO, AGORA ESTÁ FUNCIONANDO PERFEITAMENTE. NO ENTANTO CONSTATEI UMA DIFICULDADE PARA ACESSAR OS NAVEGADORES. UM AMIGO MEU ME FALOU QUE SE A REDE NÃO FOR GIGABYTE, VAI FUNCIONAR COM LENTIDÃO MESMO, TENDO EM VISTA QUE MEUS EQUIPAMENTOS SÃO TODOS 100 MBPS. PROCEDE ESSA INFORMAÇÃO? POIS TODAS AS APLICAÇÕES FUNCIONAM BEM EM MATE E XFCE, COM EXCESSÃO DA NAVEGAÇÃO DA INTERNET.
Boa tarde Edmarcos, Fabiano aqui de Curitiba, expresso Nordeste!
meu contato email fabianobus@gmail.com
Ou se tu tivesse um navegador mais leve, pois os recursos tecnológico e financeiros que eu tenho na escola pública são bem limitados. A única coisa mesmo que preciso mesmo é de uma navegação digna na internet, pois o editor de texto e outras aplicações estão funcionando perfeitamente.
Bom, respondendo à minha pergunta para quem também precisa de desempenho com poucos recursos: Instalei o navegador Brave e ele está entregando um uma internet bem honesta para um terminal que tem um processador celerom e 512 MB de memória. O link do navegador é https://brave.com/download/
Muito obrigado por terminar o tutorial.
Vou fazer os testes e lhes direi os resultados. 😀
Olá, boa tarde… qual seria o MIRROR= para gerar uma instalação do mint? Obrigado.