Hoje em dia muitas empresas fazem uso de certificados no formato A1 pela facilidade de disponibilizar o mesmo em vário computadores simultaneamente, diferente dos certificado no formato A3 que podem apenas ser utilizados em um computador por vez.
Mas ocorre que muitos fornecedores de certificados fornecem os arquivos de certificados .pfx já com uma senha pré configurada, e esta senha ou é muito simples tipo 1234 ou uma senha difícil de ser lembrada.
No ambiente Windows podemos importar o certificado .pfx e depois exportar o mesmo pelo Internet Explorer alterando a senha do certificado exportado.
Mas após várias pesquisas na internet não encontrei nenhuma aplicação para o Linux, nem no projeto GNOME ou projeto KDE.
Mas podemos fazer a manipulação destes certificados tanto pelo Mozilla Firefox ou como pelo Google Chrome.
No firefox vá em:
Preferências -> Avançado -> Ver certificados
Nesta janela vá em:
Seus certificados -> Importar
Dr. Sou advogado e instalei no meu computador o mint 19.3 – 32 bits – e meu token (pendrive) é o GD. O Dr tem algum tutorial para que eu possa instalar o certificado digital para acesso aos tribunais? Sou advogado e tenho instalado recentemente o linux. Porém, minha dificuldade é somente com relação ao certificado. Caso eu não consiga resolver, vou ter que voltar a usar a microsoft. Muito agradecido.
Boa tarde.
Eu atendo um advogado que também usa linux. No caso de instalar o certificado GD não foi o problema. O problema foi a falta de suporte ao java pelos navegadores Firefox e Chrome no Linux.
Também não consegui avançar muito pra solucionar o problema devido a não ter acesso aos sites dos tribunais.